Alerta: gangues usam nome do Banco Central para aplicar golpes nas prefeituras

O presidente da Famup, Buba Germano, tomou conhecimento que existe uma gangue atuando na Paraíba dando golpe nas prefeituras do Estado. Segundo ele, vários prefeitos já foram vítimas do golpe e “os outros devem se precaver”.

Como ocorre o golpe:
Um dos integrantes da gangue liga para a prefeitura e pede que a ligação seja passada para o prefeito ou secretário de finanças. Se houver uma resposta negativa, o indivíduo adverte que o município está inadimplente com o Banco Central e que a partir de março não receberá mais recursos federais.

Para assustar ainda mais o prefeito, o golpista complementa dizendo que a partir de março o FPM (Fundo de Participação dos Municípios) estará bloqueado e a prefeitura não receberá a primeira cota do mês no dia 10 de março, como ocorre normalmente. O indivíduo propõe, então, uma solução para o prefeito ou secretário, alegando que o Banco Central cobra uma taxa de R$ 3 mil para tirar o nome do município do Banco de Inadimplência e fornece o número de uma conta com o nome do banco e o número da agência. Feito o depósito o golpe estará concluído.

Alerta
Buba lembra aos prefeitos, em nome da Famup, que o Banco Central não trabalha com o sistema de telefone para cobrar taxas e diz que os prefeitos e secretários devem ficar alertas para o golpe.

Trata-se de tentativa de fraude, pois apenas as autoridades judiciárias – juízes e tribunais podem determinar o bloqueio ou o desbloqueio de valores ou contas bancárias.

Os servidores do Banco Central não possuem permissão para sustar ou retardar o cumprimento de ordens judiciais, que são processadas eletronicamente e encaminhadas às instituições financeiras, e nunca fazem contatos pessoais ou telefônicos dessa natureza.

Como proceder
Caso uma prefeitura receba qualquer contato da espécie, deve entrar em contato diretamente com o órgão do Poder Judiciário pretensamente emissor da ordem, bem como com as autoridades policiais competentes.

Fonte: FAMUP

Link: http://www.famup.com.br/index.php?run=mostra_noticias&id=24014

, , , ,